domingo, 14 de junho de 2009

Programa de auto-análise da doutora Vera Peiffer

- Assuma activamente a responsabilidade sobre si mesmo, os seus actos e sentimentos. São seus e você é a única pessoa que pode influir sobre eles. Não espere que o mundo exterior mude, porque tal não acontecerá.

- Faça um balanço da sua situação actual, examinando cada um dos seus aspectos: saúde, finanças, trabalho, relações afectivas, auto--estima, etc. Quais desses aspectos gostaria de melhorar?

- Faça uma lista das coisas que desejaria mudar, enumeradas pela ordem de prioridade Deverá enfrentá-las uma por uma, para não dispersar o seu esforço mental.

- Considere o primeiro elemento da lista: em que consiste exactamente o problema? Tente definir a sua atitude no que diz respeito à situação e quais os factores externos que entram em jogo. Verá que, na maior parte dos casos, não poderá fazer muito para alterar os factores externos. Por isso, o ponto de ataque encontra-se nas suas atitudes.

- Imponha-se um objectivo de forma muito precisa. Não diga, por exemplo, "gostaria de ter sorte no trabalho", mas sim "Vou demonstrar que mereço ser promovido". Coloque-se uma meta realista: " Este ano, quero chegar a chefe da secção", é mais realista do que dizer: "Quero ser director geral": Ser--lhe-á mais fácil atingir o primeiro objectivo, o que não deixa de ser o primeiro passo para continuar a subir.

- Consciencialize-se das atitudes básicas a tomar. O controlo da sua mente abrir-lhe-á muitas possibilidades, mas não fará milagres se não se esforçar. Dedique-se aos aspectos concretos: cuide da sua saúde e da sua imagem pessoal, aplique-se nas suas tarefas laborais, administre bem o seu dinheiro, dê atenção às pessoas que ama, etc. E tome cuidado para que o seu subconsciente não aja contra os desejos e ambições que espera conseguir.

- Elimine por completo da sua mente e do seu vocabulário a expressão "não consigo", porque com isto só conseguirá impor limites a si mesmo. Se realmente deseja algo, poderá consegui-lo.Recorde-se que aquilo que consegue é porque acredita que consegue.

- Evite as frases negativas. Por exemplo, nunca diga "não tenho medo", mas sim "Estou tranquilo e descontraído". A primeira frase lembra ao subconsciente que o medo existe e que poderia senti-lo. A segunda, pelo contrário, reforça o seu sentimento de segurança a si mesmo.

- Imagine-se a atingir o seu objectivo. Visualize-se com frequência uma imagem do momento em que realizou o seu desejo. Convença-se de que o que pode imaginar pode também alcançar. Provoe a sua mente com cenas da sua nova personalidade triunfante, e consiguirá disfrutá-la.

- Deixe de procurar desculpas, comece AGORA!

domingo, 7 de junho de 2009

Frases para reflectir


- As relações são um extraordinário jogo de espelhos onde os outros sempre me reflectem algo de mim mesmo. Nas relações mais difíceis encontro as partes de mim que desconheço e que, por isso, resisto a aceitar. Escolho mudar o velho filme numa relação importante para mim.

- Não há ninguém no mundo inteiro como eu, com as minhas características psicológicas, o meu olhar e o meu sorriso. Sou único e incomparável e por isso, sei que não adianta competir com ninguém para provar seja o que for. Procuro, sim, exceder-me e melhorar-me continuamente pelo desdobrar do meu potencial e consciência.

- Procuro dentro de mim a resposta para o meu bem estar. A única coisa sobre a qual tenho controlo, são os meus pensamentos, percepções e crenças, não as dos outros. Por isso, aprendo a confiar em mim, para me sentir bem.

- “Quanto mais dou o meu melhor à Vida, mais a Vida me dá o seu melhor. Eu decido o grau de excelência que quero receber da Vida: coloco alegremente o meu melhor no que fizer”

- Sei que não há uma única forma de “chegar lá”. Estou disposto a explorar novas formas de usar as minhas capacidades e recursos, com dedicação e prazer. Sou persistente naquilo que é o melhor para mim.

- Escolho apoiar-me sabendo que me fortaleço ao assumir a responsabilidade pelas minhas experiências. Confiante, sei que tenho uma palavra a dizer e digo!

- Pratico a escuta activa, presto mais atenção aos argumentos dos outros e estou disponível para partilhar ideias e aprender novos conceitos.
- Para viver uma prosperidade completa, preciso aprender a conhecer-me e a amar-me, ser autêntico e honrar os valores mais perenes da Vida, como o Amor e a solidariedade. Escolho a imensa alegria de ser próspero em todas as áreas da minha vida.

- Quanto mais bem definidos estiverem os meus objectivos, mais motivado me sinto. Reservo tempo para escrever a minha Lista do Sucesso: o que quero realizar num determinado prazo, nas diversas áreas de vida.
- As pessoas mais abençoadas são as mais gratas. Gratidão gera reconhecimento e abundância. Agradecer fortalece os músculos da auto estima. Agradeço por tudo o que me lembrar.

- Pratico a auto-observação. Quando me distancio dos meus actos e me observo, como testemunha de mim mesmo, posso aprender muito mais sobre o que realmente me motiva, conquisto poder sobre as minhas reacções e fico mais livre.

- Eu tenho um sonho. Reflicto sobre o que ambiciono para a minha vida, sobre o que me faz sentir entusiasmo, mesmo que seja secreto. O que me ajuda a ficar mais perto do meu sonho?

Estes pensamentos não são da minha autoria, mas sinceramente não me lembro donde tirei. Desculpem. Espero que gostem. NamastÊ!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Desabafos....


Caminho nesta viagem da vida e em cada passo que dou encontro nela variados obstáculos como também imensas alegrias. Reflicto que surge para que Te possa encontrar em cada passo, em cada esquina, em cada sorriso, brisa, nas mais diversas dádivas... Sinto que queres que eu permaneça e vibre sempre na luz, mesmo nas piores diversidades. Por vezes desvio-me e não Te cansas de enviares-me sinais, só que por vezes não os consigo ver e fico perdida. . Fazes de tudo para que Te encontre, tentas manifestar na natureza, em tudo em que achas que te reconhecerei. No entanto, uma onda calor surge no meu Ser, na qual não cansas de sussurrar que eu não estou só. Que Estás sempre ao meu lado e que O encontrarei principalmente no meu coração. Que só preciso de olhar com o coração que é a minha essência.
Levanto-me e continuo a caminhar e sigo os teus mágicos passos... o facto de não conseguir ver-Te por vezes cai em mim uma infinita solidão... muitas vezes sinto-Te... Noutras vezes pareces estar longe e bem afastado de mim... Por vezes, o Teu silêncio aterroriza-me... Por vezes é o teu silêncio que me encontro e que mais precisava. Aprendi contigo! Aprendi que as respostas estão dentro de mim e que também sou parte de Ti...
Sei meu anjo que tenho a minha vida e tarefas para realizar, coisas neste físico mundo, mas sabes meu anjo que o meu mundo és Tu, a minha existência e parece ter mais sentido noutro plano... Como diz S. Francisco de Assis “ (...) e morrendo que se vive a vida eterna"...
Continuo a levantar-me e continuo a caminhar seguindo os teus passos guiada pela Tua doce mão que é mágica… até que um dia possas levar-me a VOAR...

segunda-feira, 1 de junho de 2009

A vida me ensinou


"A vida me ensinou...
A dizer adeus às pessoas que amo,
Sem tira-las do meu coração;

Sorrir às pessoas que não gostam de mim,
Para lhes mostrar que sou diferente do que elas pensam;

Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade,
Para que eu possa acreditar que tudo vai mudar;

Calar-me para ouvir;
Aprender com meus erros .
Afinal eu posso ser sempre melhor.

A lutar contra as injustiças;
Sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo;

A ser forte quando os que amo estão com problemas;
Ser carinhosa com todos que precisam do meu carinho;
Ouvir a todos que só precisam desabafar;

Amar aos que me machucam ou querem fazer de mim depósito de suas frustrações e desafetos;
Perdoar incondicionalmente,
Pois já precisei desse perdão;
Amar incondicionalmente,
Pois também preciso desse amor;

A alegrar a quem precisa;
A pedir perdão;
A sonhar acordada;
A acordar para a realidade (sempre que seja necessário);
A aproveitar cada instante de felicidade;

A chorar de saudade sem vergonha de demonstrar;
Me ensinou a ter olhos para "ver e ouvir estrelas", embora nem sempre consiga entendê-las;
A ver o encanto do pôr-do-sol;

A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser;

A abrir minhas janelas para o amor;
A não temer o futuro;

Me ensinou e está-me ensinando a aproveitar o presente, como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesma tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher."

Charles Chaplin