domingo, 14 de junho de 2009

Programa de auto-análise da doutora Vera Peiffer

- Assuma activamente a responsabilidade sobre si mesmo, os seus actos e sentimentos. São seus e você é a única pessoa que pode influir sobre eles. Não espere que o mundo exterior mude, porque tal não acontecerá.

- Faça um balanço da sua situação actual, examinando cada um dos seus aspectos: saúde, finanças, trabalho, relações afectivas, auto--estima, etc. Quais desses aspectos gostaria de melhorar?

- Faça uma lista das coisas que desejaria mudar, enumeradas pela ordem de prioridade Deverá enfrentá-las uma por uma, para não dispersar o seu esforço mental.

- Considere o primeiro elemento da lista: em que consiste exactamente o problema? Tente definir a sua atitude no que diz respeito à situação e quais os factores externos que entram em jogo. Verá que, na maior parte dos casos, não poderá fazer muito para alterar os factores externos. Por isso, o ponto de ataque encontra-se nas suas atitudes.

- Imponha-se um objectivo de forma muito precisa. Não diga, por exemplo, "gostaria de ter sorte no trabalho", mas sim "Vou demonstrar que mereço ser promovido". Coloque-se uma meta realista: " Este ano, quero chegar a chefe da secção", é mais realista do que dizer: "Quero ser director geral": Ser--lhe-á mais fácil atingir o primeiro objectivo, o que não deixa de ser o primeiro passo para continuar a subir.

- Consciencialize-se das atitudes básicas a tomar. O controlo da sua mente abrir-lhe-á muitas possibilidades, mas não fará milagres se não se esforçar. Dedique-se aos aspectos concretos: cuide da sua saúde e da sua imagem pessoal, aplique-se nas suas tarefas laborais, administre bem o seu dinheiro, dê atenção às pessoas que ama, etc. E tome cuidado para que o seu subconsciente não aja contra os desejos e ambições que espera conseguir.

- Elimine por completo da sua mente e do seu vocabulário a expressão "não consigo", porque com isto só conseguirá impor limites a si mesmo. Se realmente deseja algo, poderá consegui-lo.Recorde-se que aquilo que consegue é porque acredita que consegue.

- Evite as frases negativas. Por exemplo, nunca diga "não tenho medo", mas sim "Estou tranquilo e descontraído". A primeira frase lembra ao subconsciente que o medo existe e que poderia senti-lo. A segunda, pelo contrário, reforça o seu sentimento de segurança a si mesmo.

- Imagine-se a atingir o seu objectivo. Visualize-se com frequência uma imagem do momento em que realizou o seu desejo. Convença-se de que o que pode imaginar pode também alcançar. Provoe a sua mente com cenas da sua nova personalidade triunfante, e consiguirá disfrutá-la.

- Deixe de procurar desculpas, comece AGORA!

Nenhum comentário: