segunda-feira, 27 de abril de 2009

Meditação


A meditação leva-nos a unificação da alma, do espírito e do corpo. É encontrar dentro de nós todas as respostas para as nossas dúvidas e angústias. É estar mais feliz, e mais em equilibrado e em paz... É um estado de leveza...

A meditação pode assumir variadas formas: a concentração num mantra ou na respitação, a contemplação, a visualização ou o recurso a sons. No fundo, é um processo que nos aquiete a mente e que nos ajude a ligar-nos à nossa fonte, à nossa essência mais íntima, aquele estado de absoluta Verdade e completo Amor.

Num livro que li há uma historia que "ilustra" o modo como a meditação funciona:
Um sábio professor, querendo incentivar os seus alunos a meditar disse-lhes: "O processo é como o de tentar encher um passador com água". Todos os alunos ficaram confusos com esta frase. Como era possível encher um passador com água? Alguns pensaram que aquilo significava que a meditação era difícil, outros consideraram que apenas poderiam esperar obter ganhos irrisórios e temporários com a sua prática. Desencorajados, pararam de meditar. No entanto, um deles aproximou-se do professor e pediu-lhe que explicasse o que tinha querido dizer.
o professor levou o aluno até uma praia, apontou para o oceano, estendeu-lhe um passador e pediu-lhe que o tentasse encher com água. O rapaz introduziu o passador dentro de água do mar e levantou-o, mas naturalmente a água escoou de imediato pelos furos. O professor tirou-lhe i escoador das mãos e disse-lhe: "Eu mostro-te como fazer." Então, atirou o passador ao mar que desde logo foi ao fundo.. Depois disse ao seu aluno: "O escoador está agora cheio de água e assim permanecerá para semrpe. a meditação também funciona assim. Não se trata de tentar reter pequenas quantidades de espírito para a nossa vida individual, mais de emergirmos nós mesmos no oceano do espírito e fundirmo-nos com ele, um pouquinho mais todos os dias".

Nenhum comentário: