domingo, 3 de maio de 2009

Meditação II


A meditação é muito relaxante e prazerosa. Mas o seu verdadeiro valor vem da influência que ela tem na nossa vida exterior. Centenas de estudos foram levados a cabo durante os últimos 40 anos que comprovam os poderosos efeitos da meditação nos nossos corpos, mentes e emoções. Algumas das primeiras pesquisas, levadas a cabo no início dos anos 70 pelo Dr. RObert Keith Wallace, afamado psicólogo, investigaram os efeitos da meditação, e descobriram que ela proporciona altos benefícios físicos e psicológicos, entre os quais a estabilização da tensão arterial, a diminuição da ansiedade e a optimização da função imunitária.
A meditação está muito mais além do que ajudar no saber lidar com o stress. A meditação acelera o nosso percurso de felicidade porque potencia a actividade das zonas do cérebro associadas à compaixão e à felicidade.
Há uns estudos que mostram que as pessoas que meditavam há apenas uns três meses, 20 ou 30 minutos por dia, experienciavam mudanças fisiológicas significativas, reflectindo mais saúde e felicidade. Felizmente, não são necessários muitos anos de prática para se obter resultados ;)


Vamos lá praticar:


Meditação light (um exercício simples para começar a praticar)

1- Sente-se confortavelmente e em sossego, e feche os olhos.

2- Respire profundamente cinco ou seis vezes sentindo o ar a entrar e a sair.

3- Imagine um feixe de luz branca e intensa a descer sobre a sua cabeça, penetrando na sua nuca e enchendo a sua mente de luz.

4- Sinta essa luz branca a descer pelo seu pescoço, até ao peito e iluminando-lhe o coração. Sinta o calor e a expansão na zona do seu coração.

5- Tente agora sentir essa mesma luz a descer-lhe os braços, torso, coluna, ancas, enchendo cada uma dessas zonas de luz. Sinta a luz fluindo pelas suas pernas abaixo, até aos seus pés, iluminando-lhe as plantas do mesmo.

6- Sinta o corpo inteiro inundado dessa luz, intensa e quente. Nesse estado, deixe-se ficar sentado durante uns 10 minutos e permita que qualquer pensamento ou experiência lhe surja. Não tente afastar os pensamentos ou controlar a sua mente-deixe-se pura e simplesmente ligar ao que quer que lhe surja. Se necessitar de um ponto de concentração, olho para o seu peito à medida que inspira e expira.

7- Quando se sentir preparado para acabar a sua meditação, esforce-se por se aperceber da menor réstia de paz ou serenidade que esteja a sentir. Descanse nesta relaxante posição por um momento. Respire profundamente mais umas quantas vezes e saboreie a sensação.

8- Abra lentamente os olhos. Assuma a intenção de não negligenciar esta experiência no regresso às suas actividades normais.


Exercício retirado em: Ser Feliz porque sim de Marci Shimoff, Albatroz

Nenhum comentário: