domingo, 31 de maio de 2009

Qual é a tua cor?


Sabias que cada um de nós tem uma cor pessoal?
Cada cor está associada a um número e a várias características. Para descobrires a tua, tens de somar os números do teu dia de nascimento (o mês e o ano devem ser ignorados) até obteres só um número. Assim, se nasceste, por exemplo, no dia 29 (de qualquer mês), a tua cor é o Laranja, porque 2 + 9 = 11 e 1 + 1 = 2.

São nove os raios cromáticos. Descobre a sua simbologia e a influência que têm na tua personalidade!

N.º 1: VERMELHO

O Vermelho é a cor da força, do poder! Os nascidos neste raio são líderes natos. Têm grande capacidade de tomar a iniciativa. Mas cuidado, não devem exagerar, sob pena de se tornarem mandões!

N.º 2: LARANJA

Laranja é a mistura do vermelho e amarelo, duas cores quentes. Quem nasceu sob este raio irradia alegria e tem grande capacidade de trabalho. A mente e o corpo actuam em comunhão. Só que, como são muito sensíveis, magoam-se com facilidade.

N.º 3: AMARELO

O Raio Amarelo é carregado de correntes magnéticas, é um raio animador, inspirador e estimulante para a mente e faculdades de raciocínio lógico. As pessoas nascidas neste raio são mais activas mental que fisicamente, tendo tendência a levar vida sedentária. São brilhantes, mas preguiçosos, por isso, toca a sair de casa, nada de ficar a dormir o dia todo!

N.º 4: VERDE

O Verde é a cor da Natureza, da força equilibrada e do progresso mental e físico. O Raio Cromático Verde é o raio da harmonia. As pessoas influenciadas por este raio tendem a ser tranquilas, do tipo que só perdem as estribeiras depois de serem muito provocadas, já que prezam, acima de tudo, a paz.

N.º 5: AZUL

O Raio Cromático Azul é considerado o estabilizador. É a cor da verdade, da pureza e da perfeição. Nascer sob esse raio pode indicar uma pessoa que carrega dentro de si alguma fé, podendo ser simplesmente a fé em si mesma. São pessoas serenas, mas devem ter cuidado para não se tornarem demasiado fechadas.

N.º 6: ÍNDIGO

O Índigo é uma combinação do Azul profundo com o mais ténue dos traços do Vermelho. É o raio cromático que combina um grande poder com uma grande aptidão prática. A influência deste raio traduz-se numa ampla capacidade de compreensão e numa grande coragem. São também pessoas extremamente tolerantes e pacientes... mas precisam de aprender que, por vezes, a paciência tem limites!

N.º 7: PÚRPURA
O Raio Púrpura é o de mais alta vibração entre todos os raios. Os mais altos ideais humanos são estimulados por este raio. A pessoa que nasce sob a influência do Púrpura tem uma sensibilidade à flor da pele, possui grande potencial artístico, seja na música, pintura, escultura, literatura, arte dramática, etc... o que não a impede de ser extremamente selectiva.

N.º 8: OPALA
O Raio Opala é aquele que contém as 7 cores, reunindo todos os sete raios em um só. É a síntese de todos os raios, amálgama perfeito do espectro solar que reproduz a luz branca original. O nascido sob a sua influência é o mais resistente de todos e o que tem a maior capacidade de trabalho, recuperação e regeneração. No entanto, a ambição pode causar grandes desgastes energéticos...

N.º 9: CARMIM
O Raio Carmim reúne os 7 raios básicos com o Raio Opala. Em termos concretos vai do Rosa forte até o cor-de-rosa quase branco. É a cor da compaixão. Quem nasce sob a influência deste raio tem em si a solidariedade. Possui grande preocupação com a humanidade. Não sabe trabalhar apenas por si mesma, trabalha melhor em grupo e tendo como meta o bem comum.

Agora, é só fazer contas para descobrires o teu número e os números dos teus amigos!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Viver!!!


"Já perdoei erros quase imperdoáveis,
tentei substituir pessoas insubstituíveis
e esquecer pessoas inesquecíveis.

Já fiz coisas por impulso,
já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar, mas também decepcionei alguém.

Já abracei pra proteger,
já dei risada quando não podia,
fiz amigos eternos,
amei e fui amado,
mas também já fui rejeitado,
fui amado e não amei.

Já gritei e pulei de tanta felicidade,
já vivi de amor e fiz juras eternas,
“quebrei a cara muitas vezes”!

Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
já liguei só para escutar uma voz,
me apaixonei por um sorriso,
já pensei que fosse morrer de tanta saudade
e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo).

Mas vivi, e ainda vivo!
Não passo pela vida…
E você também não deveria passar!

Viva!
Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é “muito” para ser insignificante."
Charles Chaplin

segunda-feira, 25 de maio de 2009

As sete Leis Espirituais


Com a prática das Sete Leis Espirituais conseguirá mudanças radicais em todos os sectores da sua vida, estará alimentando a sua alma, a sua essência e não o ego, juntamente com os elementos indesejáveis que o compõe, defeitos responsáveis pelos dramas e tragédias que atraímos em nossas vidas. Esses defeitos são os sete pecados capitais e milhares de outros elementos que são ramificações dos sete. As sete leis espirituais do sucesso são distribuídas pelos sete dias da semana, com um convite à prática. Vale a pena experimentar!
DOMINGO – LEI DA POTENCIALIDADE PURA
- O objectivo é tornar-se consciente do potencial que há em todas as coisas vivas. A prática utilizada é a meditação silenciosa e a contemplação da natureza. Podemos entrar em êxtase, em comunhão com a criação divina, observando o pôr do sol ou uma árvore. Praticar o não julgamento: Não julgar ninguém nem nada que aconteça. Vemos que a comunhão com a natureza desperta emoções superiores, as emoções da alma e o não julgamento, e desliga-nos das emoções inferiores próprias do ego.

SEGUNDA-FEIRA – LEI DA DOAÇÃO
- Essa prática ensina a saber dar e receber. Só assim ativaremos o processo de circulação de energia, de bênçãos em nossa vida e na vida dos outros. Experimentaremos paz profunda e felicidade intensa nessa prática. Devemos presentear a todos com quem mantemos contacto com cumprimentos, flores, ou desejando - em silêncio - paz profunda e felicidades. Sentiremos que tudo aquilo que desejamos para os outros volta para nós, a nossa energia vibrando, e nossa aura expandindo-se. A lei de doação também refere-se a saber receber não só os bens materiais, mas também o carinho, ou cumprimentos, como também a luz do sol ou o canto dos pássaros. Somente sabe receber quem o faz com reconhecimento. Por tudo que recebemos, devemos sentir e expressar gratidão. A lei é dar e receber, assim, bens materiais, ou não, circulam, trazendo alegria, riqueza e abundância a todos. Tudo que fica parado, estagnado, tudo que não circula, fica enchendo nossas gavetas, sejam essas internas ou não, e não abre espaço para o novo e o melhor.

TERÇA-FEIRA – LEI DO CARMA OU DE CAUSA E EFEITO
- Nesta prática, devemos perceber conscientemente as escolhas que fazemos, estarmos conscientes de nossas escolhas, se estas serão o melhor para nós, e para os que serão afectados por nossa escolha. Essa lei nos torna conscientes de que somos responsáveis por nossas vidas e escolhas, não meras vítimas, assim como o ego quer que acreditemos.

QUARTA-FEIRA – LEI DO MÍNIMO ESFORÇO
- Praticamos essa lei através da aceitação. Devemos aceitar as pessoas e as situações como estão se manifestando, saber que tudo é como deve ou pode ser no momento, e que as coisas são como são, e não como gostaríamos que fossem. Elas são, e pronto! - Não impor nossa vontade ou pontos de vista, nem querer convencer ninguém. – Ao desistir da necessidade de defender nossa opinião, podemos soltar as opiniões e as pessoas. Também é praticado assumir a responsabilidade por situações ou fatos que consideramos problemas, sem culpar ninguém, nem nada. Veremos que tudo que possamos considerar problema traz em si uma lição, uma oportunidade de aprendizado ou de superação, e podemos transformar em algo de bom. Essa prática também trará paz e quietude à mente que está muito activa, além de coragem e fé.

QUINTA-FEIRA – LEI DA INTENÇÃO E DO DESEJO
- Esta prática nos orienta a fazer uma lista de todos os nossos desejos, e, em silêncio, em estado meditativo, ler nossa lista. Olhar para ela antes de dormir e ao acordar. Devemos soltar essa lista nas mãos do Criador e ter fé, acreditarmos que o plano cósmico superior fará aquilo que for melhor para nós e para as pessoas envolvidas em nosso desejo, e que, se as coisas não saírem como desejamos, há uma razão maior para isso. Estaremos desta forma trabalhando o desapego, pedindo que seja feita a vontade do Criador, e não a nossa. Devemos também estar presentes no aqui e agora, conscientes deste momento, aceitando o presente como ele é, assim o futuro se manifestará como deve ser.

SEXTA-FEIRA – LEI DO DISTANCIAMENTO
- Esta é a prática do desapego e da liberdade. Ao dar a si mesmo e aos outros a oportunidade de ser o que é, estaremos lidando com nossa flexibilidade, sem impor ideias rígidas, nem ditar como as coisas devem ser. Como forçar soluções só nos causará problemas, podemos participar de tudo de forma inteligente e distanciada, sem envolvimento. No saber lidar com a incerteza, aprendendo a aceitar, as soluções virão cada vez mais à tona naturalmente, e surgirão dentro da própria entropia.

SÁBADO – LEI DO DARMA OU DO PROPÓSITO DA VIDA
- Sentir a divindade que habita em nós, e despertar do estado de adormecimento profundo em que estávamos a serviço do ego e das emoções inferiores. Podemos fazer uma lista de nossos talentos ou dons, e outra com as coisas que gostamos de fazer quando expressamos os dons da alma, o que há de verdadeiro e eterno em nós, e colocar nossos dons a favor da humanidade, fazendo fluir nossa vida e a dos outros. - Práticas como estas, citadas nas sete leis espirituais do sucesso, são ferramentas essenciais neste trabalho fascinante do Despertar da Consciência.

In As Sete Leis Espirituais, de Deepak Chopra

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Frases do Dalai Lama _ reflectir...


"A mais profunda raiz do fracasso das nossas vidas é pensar que sou um inútil e um fraco. É essencial pensar de uma forma poderosa e firme: «Eu consigo, sem ostentação ou preocupação»"

"Aprimorar a paciência requer que alguém nos faça mal e que nos permita praticar a tolerância."

"Se o seu coração é absoluto e sincero, você sentir-se-á naturalmente satisfeito e confiante, não tendo qualquer razão para ter medo dos outros."

"se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior."

"Se a criança não receber a devida atenção, em geral, quando for adulta, terá dificuldade em amar os seus semelhantes."

"O período em que se adquire mais conhecimento e experiência é o período em que surgem mais dificuldades na vida de cada um."

"Um inimigo externo não tem maneira de destruir a nossa tranquilidade de espírito".

"A amizade só pode ter lugar através do desenvolvimento do respeito mútuo e dentro de um espírito de sinceridade."

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Reflexões...


- As relações são um extraordinário jogo de espelhos onde os outros sempre me reflectem algo de mim mesmo. Nas relações mais difíceis encontro as partes de mim que desconheço e que, por isso, resisto a aceitar. Escolho mudar o velho filme numa relação importante para mim.

- Não há ninguém no mundo inteiro como eu, com as minhas características psicológicas, o meu olhar e o meu sorriso. Sou único e incomparável e por isso, sei que não adianta competir com ninguém para provar seja o que for. Procuro, sim, exceder-me e melhorar-me continuamente pelo desdobrar do meu potencial e consciência.

- Procuro dentro de mim a resposta para o meu bem estar. A única coisa sobre a qual tenho controlo, são os meus pensamentos, percepções e crenças, não as dos outros. Por isso, aprendo a confiar em mim, para me sentir bem.

- “Quanto mais dou o meu melhor à Vida, mais a Vida me dá o seu melhor. Eu decido o grau de excelência que quero receber da Vida: coloco alegremente o meu melhor no que fizer”


- Sei que não há uma única forma de “chegar lá”. Estou disposto a explorar novas formas de usar as minhas capacidades e recursos, com dedicação e prazer. Sou persistente naquilo que é o melhor para mim.

- Escolho apoiar-me sabendo que me fortaleço ao assumir a responsabilidade pelas minhas experiências. Confiante, sei que tenho uma palavra a dizer e digo!

- Pratico a escuta activa, presto mais atenção aos argumentos dos outros e estou disponível para partilhar ideias e aprender novos conceitos.

- Para viver uma prosperidade completa, preciso aprender a conhecer-me e a amar-me, ser autêntico e honrar os valores mais perenes da Vida, como o Amor e a solidariedade. Escolho a imensa alegria de ser próspero em todas as áreas da minha vida.

- Quanto mais bem definidos estiverem os meus objectivos, mais motivado me sinto. Reservo tempo para escrever a minha Lista do Sucesso: o que quero realizar num determinado prazo, nas diversas áreas de vida.

- As pessoas mais abençoadas são as mais gratas. Gratidão gera reconhecimento e abundância. Agradecer fortalece os músculos da auto estima. Agradeço por tudo o que me lembrar.


- Pratico a auto-observação. Quando me distancio dos meus actos e me observo, como testemunha de mim mesmo, posso aprender muito mais sobre o que realmente me motiva, conquisto poder sobre as minhas reacções e fico mais livre.

- Eu tenho um sonho. Reflicto sobre o que ambiciono para a minha vida, sobre o que me faz sentir entusiasmo, mesmo que seja secreto. O que me ajuda a ficar mais perto do meu sonho?

Tudo é Amor


Vida - É o Amor existencial.
Razão - É o Amor que pondera.
Estudo - É o Amor que analisa.
Ciência - É o Amor que investiga.
Filosofia - É o Amor que pensa.
Religião - É o Amor que busca Deus.
Verdade - É o Amor que se eterniza.
Ideal - É o Amor que se eleva.
Fé - É o Amor que se transcende.
Esperança - É o Amor que sonha.
Caridade - É o Amor que auxilia.
Fraternidade - É o Amor que se expande.
Sacrifício - É o Amor que se esforça.
Renúncia - É o Amor que se depura.
Simpatia - É o Amor que sorri.
Altruísmo - É o Amor que se engrandece.
Trabalho - É o Amor que constrói.
Indiferença - É o Amor que se esconde.
Desespero - É o Amor que se desgoverna.
Paixão - É o Amor que se desequilibra.
Ciúme - É o Amor que se desvaira.
Egoísmo - É o Amor que se animaliza.
Orgulho - É o Amor que enlouquece.
Sensualismo - É o Amor que se envenena.
Vaidade - É o Amor que se embriaga.
Finalmente, o ódio, que julgas ser a
Antítese do Amor, não é senão o próprio
Amor que adoeceu gravemente.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Quando me amei de verdade...


Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exacto. E então, pude relaxar. Hoje sei que isso tem nome…Auto-estima.

Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades. Hoje sei que isso é…Autenticidade.

Quando me amei de verdade
, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento. Hoje chamo isso de… Amadurecimento.

Quando me amei de verdade,
comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo. Hoje sei que o nome disso é… Respeito.

Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável… Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo. Hoje sei que se chama… Amor-próprio.

Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro. Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo. Hoje sei que isso é… Simplicidade..

Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei menos vezes. Hoje descobri a… Humildade.

Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece. Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é…Plenitude.

Quando me amei de verdade
, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada. Tudo isso é… Saber viver!!!

Não devemos ter medo dos confrontos...
Até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas."

(Charles Chaplin)

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Meditação GASSHO


Gassho significa “duas mãos se juntando, unidas ou em prece”. A pronúncia correta é “gáshô”. É colocar-se num estado receptivo para ouvir o Criador, promovendo uma centragem, levando-nos em direcção ao vazio.

1º- Sente-se o mais erecto possível, é bom apoiar as costas e relaxar os ombros, feche os olhos e respire profundamente três vezes;
2º- Mantenha as mãos relaxadas e unidas em frente ao peito ou garganta, com os dedos direccionados para cima;
3º- Focalize a atenção no ponto onde os dedos médios se tocam. A concentração no toque dos dedos ajudará a manter o tônus da meditação Gassho, sem grandes devaneios;
4º- Quando sentir um bom nível de tranquilidade mental, repita pausadamente, reflectindo suas palavras, os cinco princípios do Reiki.
Apenas hoje, não se irrite.
Nossas emoções nos pertencem, se alguém fizer ou disser algo que nos deixe irritado, enraivecido é porque essa emoção já existe. Essa pessoa apenas “accionou o interruptor” que a fez se manifestar. Nós somos a fonte dessa emoção.
A melhor forma de agirmos nesta situação é agradecermos a essa pessoa por ter nos mostrado que essa emoção existe e desta forma daremos o primeiro passo para transmuta-la.
Quando temos consciência de que somos a fonte de nossas emoções e de que elas, também, são energias, fica mais fácil nossa relação com elas, pois, podemos nos dirigir à fonte e transformá-las em amor.
A única forma de se vencer uma guerra, é não entrarmos nela. Um grande exemplo disso é Mahatma Gandhi que libertou seu país sem o uso da violência, apenas o amor.
Apenas hoje, não se preocupe.
Nossa energia é direccionada ao nosso foco. Se nos preocupamos com algo, direccionamos nossa energia para essa preocupação. No entanto, ela poderia ser mais bem aproveitada para a superação deste desafio.
Quando a ansiedade e a preocupação estão presentes, as dimensões são distorcidas, os desafios sempre parecem maiores do que realmente são.
A “pré-ocupação” não irá evitar um acontecimento, ao contrário, ela poderá torná-lo mais extenso, pois ele já estará causando sofrimento mesmo antes de se manifestar. Nossa vida acontece em ciclos, portanto, projectemos nossa energia na semeadura, desta forma a colheita será sempre abençoada.
Apenas hoje, agradeça suas bênçãos e seja humilde.
Diariamente, a cada momento, temos uma razão para expressar nossa gratidão.
Todo momento tem um potencial criador, transformador. E mesmo determinadas situações que nos parecem um castigo, futuramente, poderemos reconhecê-las como uma bênção.
Cada momento é um momento único e uma fonte de aprendizado. Se tivermos essa consciência, reconheceremos os “presentes divinos” que estão presentes em cada momento.
A humildade é a consciência de que tudo é parte do Todo. Tudo no Universo tem a mesma importância. Pois somos todos, manifestações da mesma energia.
Sermos humildes é fazermos nossa parte sem nos preocuparmos com o reconhecimento, apenas pela satisfação de estarmos cumprindo nossa missão e termos consciência de que a nossa é, não mais e nem menos importante, que a missão de nossos semelhantes.
Apenas hoje, ganhe a vida honestamente.
Fazermos o que deve ser feito é gratificante. Aprendermos a amar o que fazemos uma bênção. Sermos correctos em nossas actividades é mostrarmos nossa gratidão e reconhecermos essa bênção.
A honestidade é uma semente preciosa, entre seus frutos estão a tranquilidade e a abundância. Quando trabalhamos honestamente somos abençoados com o suprimento de todas as nossas necessidades.
Apenas hoje, seja gentil e amável com todos os seres vivos.
“Não somos ondas, somos parte do oceano. Embora indivíduos afectamos o universo à nossa volta”. Tendo consciência de que tudo no universo é manifestação de uma mesma energia, ao projectarmos nosso amor aos nossos semelhantes e/ou à natureza, estaremos sendo beneficiados, também, com isso.
Muitas vezes, o simples ato de sorrirmos para alguém que encontramos a caminho do serviço, estudo, etc... é capaz de transformar inteiramente o dia dessa pessoa. E isso, não nos custa nada, ao contrário, nos beneficia pois o amor é uma energia ilimitada, inesgotável. Quanto mais a projectamos, mais temos a nossa disposição. E ele sempre reflecte-se em nossa direcção.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Os chacras


Chakra é uma palavra que vem do Sânscrito e significa literalmente "roda". Seu aspecto é como um vórtice rodopiante de energia, e temos centenas deles em nosso campo energético. Ao longo da coluna vertebral, e posicionados em conexão com as principais glândulas do corpo-humano, estão os 7 principais Centros de Força ou chakras, com diâmetro que varia de 5 a 10 centímetros, os quais podem ser reequilibrados na aplicação de terapias energéticas, imposição de mãos, terapia floral, cristais, Reiki, etc.

Primeiro CHACRA DA RAIZ ou Básico(Muladhara)

Este chacra situa-se na base da coluna vertebral, entre o ânus e os órgãos sexuais. Rrepresenta a ligação do ser humano com o planeta Terra, com o mundo material e físico. relaciona-se com o nível de consciência que nos permite sobreviver no mundo, com tudo o que é material, sólido e corporal.
Cor: Vermelho e preto
Som: Nota DO da escala central
Elemento: Terra
Corpo áurico: Etérico e físico
Mantra: Lam

Disfunções:
Raiva, impaciência, apego, materialismo, culpa, vergonha, vícios, violência, morte, dor.


2º Chacra Umbilical ou CHACRA SEXUAL (Svadisthana)

Como diz o nome, ele situ-se no umbigo. É o chacrka da reprodução. Este chackra é fundamental, cuja correcta actividade nos permite amar a vida, fazendo com que seja mais agradável. Concentra qualidades que tem a ver com a sexualidade, a curiosidade, a busca criativa do prazer material, gosto pelas belas coisas, pela arte, pelas emoções e as relações com outros indivíduos (afectivas, amorosas e sexuais).
Cor: Laranja.
Som: Nota RE da escala central.
Elemento: Água
Corpo áurico: Emocional
Mantra:
Vam

Disfunções: controlo, sujeição ou desvio da sexualidade, rejeição, solidão, ressentimentos, vigança, ciúme, depressão, inveja.

3º Chacra ou Chacra do PLEXO SOLAR (Manipura)
Localiza-se na região do diafragma, um pouco mais acima do estômago, ligeiramente à esquerda. representa a personalidade e nele estão concentradas as qualidades da mente racional e pessoal, da vitalidade, da vontade de saber e aprender, da acção do poder, do desejo de viver, de comunicar e participar. É o ponto de ligação com outras pessoas. É um chacra poderoso que promove a auto-aceitação.
Cor: Amarelo
Corpo áurico: Mental
Elemento: fogo
Nota musical: Mi
Mantra: Ram

Disfunções: Ansiedade, preocupação, indecisão, preconceito, desconfiança, negligência, mentira.

4º CHACRA DO CORAÇÃO ou Cardíaco (Anahata)
Localiza-se na parte superior do peiro, na região do coração, ligeiramente à esquerda. Representa o amor condicional, que nos permite amar inteiramente e sem condições restritivas. Quando está activo, relacionamos com tudo e com todos, aceitando tantos os aspectos positivos como negativos, tornando-nos capazes de dar amor sem esperar nada em troca. Damos um sentido pleno à nossa existência se trabalharmos bem este chacra de amor e de compaixão.
Cor: Verde e rosa
Corpo áurica: astral
Elemento: ar
Nota musical:
Mantra: Yam

Disfunções: Desilusão, transição, pânco, depressão.


5º CHACRA DA GARGANTA (Vishuddha)

Situa-se no meio da garganta. É este o chacra da comunicação, da criatividade, do som e da vibração, da capacidade de receber e de assimilar. É o chacra da comunicação externa e o começo da comunicação interna (clarividência) e auto-expressão. Portal para uma elevada consciência e para a purificação e é pelo trabalho deste chacra que podemos iniciar o caminho espiritual, em consequência de nos colocarmos em comunicação com a nossa essência superior. É o centro psicológico da evolução da criatividade, responsabilidade, iniciativa e auto-disciplina. Quando aberto e harmonizado, somos conscientes da responsabilidade do nosso desenvolvimento em todos os sentidos, desde as nossas necessidades materiais e espirituais.
Cor: Azul claro
Corpo áurico: Etérico-padrão
Elemento: Éter
Nota musical: Sol
mantra: Ham

Disfunções: Fracasso, apatia, desespero, limitação, medo, insegurança, auto-reprovação, submissão.


6º Chacra frontal ou TERCEIRA VISÃO (Ajna)

Localiza-se no meio da testa, entre as sobrancelhas, logo acima do nível dos olhos. representa a intuição, a vidência e audiência no campo da paranormalidade.Percepção, conhecimento e liderança que nos permite entrar no mundo aparentemente invisível, mediante a percepção extra-sensorial. Também é através dele que emitimos a nossa energia mental.
Cor: Azul índigo
Corpo áurico: Celestial
Nota musical:
Mantra: OM

Disfunções:
Ganância, arrogância, tirania, rigidez, alienação.

7º CHACRA DA COROA (Sahasrara)
Localiza-se no alto da cabeça, mais precisamente no topo. É luz de conhecimento e consciência, visão global do Universo, o nosso caminho de crescimento, fazendo que possamos alcançar a serenidade espiritual e a completa consciência universal. Representa a compreensão e a ligação de Energias superiores. É o elo entre a mente espiritual e o cérebro físico, relacionando-se com o nosso ser completo e com a Realidade Cósmica.Está associado à conexão da pessoa com a sua espiritualidade, e à integração de todo o ser físico, emocional, mental e espiritual.
Quando em equilíbrio, as sensações vão além do mundo físico, criando no indivíduo o sentido da totalidade, da paz e da fé, dando um sentido próprio à existência.
Cor: Branco, dourado e violeta
corpo áurico: Casual
Nota musica: Si

Disfunções: Neuroses, irracionalidade, desorientação, fobias, histeria, obsessão.

"Ao activar os chacras, trará ao cérebro o funcionamento total."

domingo, 10 de maio de 2009

Princípios do Reiki


OS CINCO PRINCÍPIOS DO REIKI


1 - Só por hoje, eu não me irritarei.
2 - Só por hoje ,eu não me preocuparei.
3 - Só por hoje, eu expressarei gratidão.
4 - Só por hoje, eu farei meu trabalho honestamente.
5 - Só por hoje, eu mostrarei amor e respeito por todo ser vivente.
E seja feliz!

Platão escreveu certa vez:
“A cura das partes não se deve ser tentada sem o tratamento do todo.
Nenhuma tentativa de curar o corpo deve ser feita sem levar a alma em consideração e se a cabeça e o corpo devem ser saudáveis é necessário começar pela mente, pois o grande erro de nossos dias ao tratarmos o corpo humano é que os médicos separam a alma do corpo”.

sábado, 9 de maio de 2009

REIKI - O caminho do coração




Rei significa universal e refere-se ao aspecto espiritual.
ki é a energia vital individual que flui em todos os organismos vivos. Assim sendo, Reiki é um processo de encontro entre essas duas energias- a Energia Universal e a nossa Energia Física.

O reiki é uma das maiores forças deste planeta para a evolução das pessoas, um caminho de harmonização interior com o Universo. É uma energia confortante, vinda de Deus (o Criador). É uma energia de paz e de libertação com o qual o criador abençoa o planeta. Essa energia está disposta 24 horas por dia, independentemente do local ou indepedentemente da situação. Além disso, não é necessário termos alguma postura ideal, nem de instrumentos ou equipamento. Só é necessário o toque ou imposição das mãos no seu próprio corpo ou no corpo de outra pessoa. No entanto, o reiki pode ser enviado para o planeta, para alguma pessoa em especial,a todos os seres vivos (plantas, animais, pessoas) e também pode ser enviada para uma ocasião em que se espera que possa correr bem (entrevista de trabalho, consulta de um médico, etc...)

O reiki actua na totalidade do ser, isto é, no corpo físico, emocional, mental e espiritual. Assim, mantemos e recuperamos a saúde física, emocional, mental e espiritual. É assim, um método natural de equilíbrio, restauração e aperfeiçoamento de todos o corpos, gerando um espaço de harmonia. É um bom relaxante. Ajuda também a libertar emoções bloqueadas, acaba con traumas emocionais do presente e do passado. promove a calma e o bem-estar e equilibrar o chackras. É um método natural e não há contra indicações. TEr em atenção que esta terapia não substitui a medicina.

Alguns benefícios da expansão da consciência:
- voltar a despertar a nossa ligação com o Criador;
- alargar os nossos orizontes;
- expandir a nossa conexão com o nosso Eu Superior;
- aumentar a compreensão dos mistérios da vida;
- aumentar a sensibilidade;
- desenvolver o chacra cardíaco;
- fazer crescer a consciência de amor e a capacidade de ajudar de forma incondicional;
- ampliar a criatividade e a intuição.


Reiki é a luz que nos leva à Grande Luz.

É igualmente uma energia inteligente,porque essa energia penetra no corpo do receptor e através dos meridianos energéticos e dos chacras direge-se para a causa ou para a origem de desiquilíbrios ou enfermidades.

Para poder-se aplicar o reiki em nós e nos outros seres é fundamental que um mestre reikiano faça uma sintonização onde é aberto o canal ao sintonizado para estar receptivo a essa energia a todo o momento. Uma vez em que o canal é aberto, esse nunca volta a perder :)


Atenção: REIKI não é uma religião!!!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Mais frases de grandes sábios


"Para fazer as escolhas certas na vida, tem de estar em contacto com a sua alma. Para isso, precisa de experienciar a solidão... porque é no silêncio que se ouve a verdade e se conhecem as soluções." - Deepak Chopra, médico, escritor e orador


"Deus é amigo do silêncio. Repare como a Natureza - as árvores, as flores, a relva - cresce em silêncio; observe a Lua, as estrelas e o sol, como se movem em silêncio... Precisamos do silêncio para conseguirmos tocar almas.
- Madre Teresa de Calcutá


"Só existem duas maneiras de viver. Uma é como se nada fosse um milagre. A outra é como se tudo fosse um milagre."
- Albert Einstein

Leituras recomendadas ;)






domingo, 3 de maio de 2009

Meditação II


A meditação é muito relaxante e prazerosa. Mas o seu verdadeiro valor vem da influência que ela tem na nossa vida exterior. Centenas de estudos foram levados a cabo durante os últimos 40 anos que comprovam os poderosos efeitos da meditação nos nossos corpos, mentes e emoções. Algumas das primeiras pesquisas, levadas a cabo no início dos anos 70 pelo Dr. RObert Keith Wallace, afamado psicólogo, investigaram os efeitos da meditação, e descobriram que ela proporciona altos benefícios físicos e psicológicos, entre os quais a estabilização da tensão arterial, a diminuição da ansiedade e a optimização da função imunitária.
A meditação está muito mais além do que ajudar no saber lidar com o stress. A meditação acelera o nosso percurso de felicidade porque potencia a actividade das zonas do cérebro associadas à compaixão e à felicidade.
Há uns estudos que mostram que as pessoas que meditavam há apenas uns três meses, 20 ou 30 minutos por dia, experienciavam mudanças fisiológicas significativas, reflectindo mais saúde e felicidade. Felizmente, não são necessários muitos anos de prática para se obter resultados ;)


Vamos lá praticar:


Meditação light (um exercício simples para começar a praticar)

1- Sente-se confortavelmente e em sossego, e feche os olhos.

2- Respire profundamente cinco ou seis vezes sentindo o ar a entrar e a sair.

3- Imagine um feixe de luz branca e intensa a descer sobre a sua cabeça, penetrando na sua nuca e enchendo a sua mente de luz.

4- Sinta essa luz branca a descer pelo seu pescoço, até ao peito e iluminando-lhe o coração. Sinta o calor e a expansão na zona do seu coração.

5- Tente agora sentir essa mesma luz a descer-lhe os braços, torso, coluna, ancas, enchendo cada uma dessas zonas de luz. Sinta a luz fluindo pelas suas pernas abaixo, até aos seus pés, iluminando-lhe as plantas do mesmo.

6- Sinta o corpo inteiro inundado dessa luz, intensa e quente. Nesse estado, deixe-se ficar sentado durante uns 10 minutos e permita que qualquer pensamento ou experiência lhe surja. Não tente afastar os pensamentos ou controlar a sua mente-deixe-se pura e simplesmente ligar ao que quer que lhe surja. Se necessitar de um ponto de concentração, olho para o seu peito à medida que inspira e expira.

7- Quando se sentir preparado para acabar a sua meditação, esforce-se por se aperceber da menor réstia de paz ou serenidade que esteja a sentir. Descanse nesta relaxante posição por um momento. Respire profundamente mais umas quantas vezes e saboreie a sensação.

8- Abra lentamente os olhos. Assuma a intenção de não negligenciar esta experiência no regresso às suas actividades normais.


Exercício retirado em: Ser Feliz porque sim de Marci Shimoff, Albatroz